quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Os executivos mais buscados no setor de varejo


Confira quais os quatro cargos corporativos mais demandados no setor de varejo até o fim do ano que vem, segundo diretor da Page Executive

Getty Images
homem em frente a loja com placa de liquidação
Lojas: moda, alimentação, beleza, e saúde são as áreas mais promissoras no varejo

São Paulo – O aumento do consumo registrado no ano passado engordou o valor dos bônus pagos aos profissionais do varejo. Pesquisa realizada pela Michael Page revela que 70% dos entrevistados nos mercados varejistas brasileiro e mexicano receberam o benefício em 2012. Em geral, o bônus corresponde de 11% a 20% do salário.

E, embora este ano tenha sido um ano difícil para o setor, segundo Zuca Palladino, diretor executivo da Page Executive, os profissionais estão otimistas. Metade dos participantes do levantamento espera receber valores mais altos neste ano. “Para o futuro a busca é por estabilidade, porque este ano foi de imprevisibilidade, com o aumento do dólar”, explica, lembrando que muitas empresas enxugaram estruturas e que, por isso, a carga de trabalho aumentou. 

“As maiores redes de varejo fizeram um movimento de troca de equipes mais sênior para profissionais de nível júnior, e as menores foram buscar mais senioridade para suas equipes”, diz. 

Essa intensa movimentação resultou em muitos profissionais qualificados disponíveis no mercado. Mas, os brasileiros esperam uma melhora em relação às oportunidades para o fim deste ano e o próximo: 68% disseram estar confiantes ou muito confiantes em relação à oferta de emprego.


Áreas quentes


O aquecimento do setor é puxado, segundo Palladino, pelo crescimento e expansão dos empreendimentos imobiliários por meio dos shoppings. “Já aconteceu movimento de entrada de redes internacionais de moda no segmento de luxo, premium e agora no de fast fashion”, diz o especialista.

Outra ramificação que vem se ampliando é a de alimentação. “Sobretudo de casual dining”, diz Palladino. Ele também cita o setor de saúde e beleza, como um dos promissores no Brasil.

De acordo com ele, o maior desafio para as contratações é na área de operações de varejo, ou seja, vendedores e gerentes. Mas há cargos demandados também na área corporativa. Confira quais são:

1 Gerente de expansão

O que faz: é o profissional responsável por garantir novos pontos de venda dentro do plano de expansão da empresa.
Formação: Formação é aberta, mas de acordo com Palladino, profissionais de escolas de administração têm mais facilidade.
Salário: de 8 mil reais a 15 mil reais. Para cargo de diretoria varia de 15 mil reais e 20 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário