quinta-feira, 11 de julho de 2013

Após saída de ministros, pai de Eike Batista deixa conselho de empresa


Do UOL, em São Paulo

  • Daniel Marenco/Folhapress
    6.abr.2012 - O empresario Eike Batista e a presidente Dilma Roussef, junto com o pai do empresario, Eliezer Batista, em evento de celebracao do inicio da producao de petroleo da OGX 6.abr.2012 - O empresario Eike Batista e a presidente Dilma Roussef, junto com o pai do empresario, Eliezer Batista, em evento de celebracao do inicio da producao de petroleo da OGX
Quatro executivos deixaram nesta quarta-feira (11) o conselho do estaleiro OSX, de Eike Batista. Dentre eles, está o pai do empresário, Eliezer Batista, que ocupava a vice-presidência do órgão.

No final de junho, os ex-ministros Pedro Malan (Fazenda), Rodolpho Tourinho Neto (Minas e Energia) e Ellen Gracie (Supremo Tribunal Federal) já haviam deixado o conselho de administração da OGX.
Eliezer Batista já foi ministro de Minas e Energia, durante o governo João Goulart, e presidente da mineradora Vale.
Ampliar

Veja fatos e curiosidades da trajetória de Eike Batista78 fotos

3 / 78
FILHO DE ELIEZER BATISTA - Seu pai, Eliezer Batista (foto), foi ministro de Minas e Energia do governo do presidente João Goulart (1961-1964) e presidente da Vale por dez anos, durante a ditadura militar. Mais tarde, assumiu a Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo de Fernando Collor de Mello (1990-1992). Foi também membro do Conselho Coordenador das Ações Federais no Rio de Janeiro, órgão ligado à Presidência da República, durante o segundo governo de Fernando Henrique Cardoso (1998-2002) Reprodução
 
Ontem, os conselheiros independentes - isto é, não vinculados ao controlador - Samir Zraick, Luiz Pereira e Rodolpho Tourinho também renunciaram. Os três também abandonaram os cargos que ocupavam no conselho da petroleira OGX, empresa "irmã" do estaleiro.

Com isso, o conselho da OSX ficou apenas com dois membros: o próprio Eike Batista e Aziz Ben Ammar. De acordo com o estatuto da companhia, o órgão deve ser formado por pelo menos cinco membros, dos quais 20% independentes. A OSX informou que convocará assembleia extraordinária para deliberar sobre novos conselheiros.

Com a falta de resultados e o pessimismo em relação ao futuro do grupo EBX, o mercado vem castigando as ações das empresas de Eike Batista na Bolsa de Valores.
Ampliar

Crise de Eike Batista vira piada nas redes sociais41 fotos

38 / 41
Em 2011, com uma fortuna estimada em US$ 30 bilhões, Eike Batista disse que se tornaria o mais rico do mundo até 2015. De lá para cá, suas empresas deixaram de cumprir cronogramas e de atingir metas, as ações das empresas do grupo EBX vêm perdendo valor na Bolsa e, consequentemente, a fortuna do brasileiro vem encolhendo. O império do bilionário enfrenta uma crise de confiança no mercado, o que virou motivo de piadas em redes sociais Reprodução/Twitter

Eike reduziu fatia na OGX em junho

Eike Batista reduziu sua participação na OGX em junho, e sua fatia da empresa passou para 57,18%, segundo informações enviadas à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A participação anterior de Eike era de 58,92%.

Foram realizadas operações de venda, entre os dias 7 e 13 de junho, de 56,16 milhões de papéis em um total de R$ 75,37 milhões.

Em 13 de junho, Eike havia dito que não tinha intenção de vender em Bolsa mais ações da sua petroleira, após se desfazer de papéis da companhia no fim de maio, o que na ocasião aumentou a desconfiança de investidores sobre a empresa.

Desde o ano passado, as campanhas exploratórias da OGX têm obtido resultados muito inferiores ao estimados pela companhia. 

No começo do mês, a empresa suspendeu três campos de petróleo, parou a construção de cinco plataformas e avisou que não investiria mais no aumento da produção dos poços do campo de Tubarão Azul, que pode parar de extrair petróleo em 2014.
(Com agências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário